A ENDOMETRIOSE TEM CURA?

A endometriose é uma das doenças ginecológicas que mais gera dúvidas nas pacientes. Por esse motivo, quando uma paciente é diagnosticada com a condição, a principal questão que ela deseja esclarecer é se a endometriose tem cura.

Atualmente, cerca de 176 milhões de mulheres no mundo querem descobrir se a endometriose tem cura. Este é o número de pacientes que possuem a doença, segundo a World Endometriosis Research Foundation.

Quando o assunto é “endometriose tem cura?” a única resposta correta é: não. A doença é considerada crônica, portanto, enquanto a mulher produz hormônios, ela sentirá os efeitos da condição, sendo que seus níveis só diminuem durante o período gestacional ou quando a paciente atinge a menopausa, fase na qual a produção hormonal é reduzida naturalmente.

Para entender os motivos de não existir uma cura para a endometriose, é necessário compreender como ela acontece: a cada ciclo menstrual, as células endometriais, que recobrem a parte interna do útero, passam por um processo de descamação e são eliminadas com a menstruação. Nas pacientes com endometriose, as células do endométrio são implantadas fora da cavidade uterina, em locais como bexiga, tubas uterinas, intestino e ovários, por exemplo. (Fonte: Mater Prime)

 

REFERÊNCIAS NA LITERATURA MÉDICA:

American Society for Reproductive Medicine (ASRM). Fact Sheets and Info Booklets – Endometriosis. 2007;

American society for reproductive medicine. A guide for patients. Endometriosis 2012.

Harris-glocker, miranda; mclaren, janet f. Role of female pelvic anatomy in infertility. Clinical anatomy, v.1, n. 26, p.89-96, 2013;

Stilley, julie a. W.; birt, julie a.; sharpe-timms, kathy l. Cellular and molecular basis for endometriosis-associated infertility. Cell tissue res, v. 349, n. 3, p.849-862, 03 fev. 2012.

Dúvidas Frequentes

Acompanhe nossas redes